top of page
Buscar

As Primeiras Civilizações

  • Foto do escritor: Edran Blayner
    Edran Blayner
  • 24 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2020

Do ponto de vista crítico, falaremos aqui acerca dos primórdios das civilizações. Distante de discorrer apenas sobre povos e nações, falaremos primeiramente da perspicácia dos animais. Convenhamos que dentro da lógica animal cada ser vivo se constitui de heranças individuais que tornam a sua existência menos complicada, e é dentro desse contexto que trabalharemos nossa reflexão.

Essas heranças a todo momento são colocadas a prova em busca da manutenção e sobrevivência desses mesmos indivíduos dentro da nossa sociedade, discorrendo acerca da lógica natural das coisas. Todavia tratando-se da chamada história social o homem aparece estabelecendo métodos e princípios que os fazem enraizar-se cada vez mais no processo que chamamos de cultura.


Dentro dessa lógica nos pautaremos apenas no que tange a questões históricas, cabendo a você leitor trazer no contexto de pós leitura, elementos que agregarão valores ao seu pensamento crítico reflexivo, tal como, elementos naturais, circunstanciais, etc...


Voltando ao que tange a ação do homem dentro do contexto histórico, podemos afirmar que foi a partir de sua destreza e facilidade para assimilar hábitos que se deu inicio a "cisão" entre a História Natural e a Social e consequentemente "o homem passou então a escrever a sua própria história, passando agora a criar a sua própria cultura, transmiti-la e como efeito difundi-la".

Pinsky, jaime. As primeiras civilizações/Jaime pinsky. 23. ed, - São Paulo: Contexto,2006. - (Repensando a História)

Dito isso, entendemos então que através das formas de se fazer, do fruto do pensamento e ação do homem, e a atribuição de sentido as coisas, é que foi-se constituído o que conhecemos hoje como cultura. E o homem de fato se tornou de grande relevância passando a ser componente central no processo social.


É bem complicado mencionarmos qual o verdadeiro berço da humanidade, alguns indícios históricos nos remetem a origem na áfrica central, outros na Ásia central, outrora alguns acreditam que o mundo surgiu através de um único Deus que se encarregou de criar todas as coisas e todos os seres vivos, a conhecida teoria Criacionista (Baseada nos livros sagrados de religiões monoteístas, Torá (Budismo), Alcorão (Islâmicos) e a bíblia sagrada (Cristianismo). Já outros acreditam que houve uma adaptação por parte dos animais até chegarem na forma atual ao qual estão atualmente. Essa teoria já denominada como teoria Evolucionista (Baseado nas observações do naturalista Charles Darwin). O fato é que, independente da teoria ao qual acreditamos, devemos concordar que, de certa forma a adaptação do homem ao meio fez com que ele desenvolvesse diferentes formas de vivência, constituindo práticas, modos, costumes e com isso permitindo então que as gerações posteriores pudessem conviver com o que chamamos de herança cultural.


Essa herança cultural está estritamente ligada ao que conhecemos como cultura material e imaterial, ou seja, cultura material é tudo aquilo que foi construído através da ação do homem, algo tangível, palpável, já o segundo diz respeito a coisas não palpáveis, crenças, religião, mitologia, e até mesmo o pensar sobre algo ou alguma coisa que no final de tudo acaba atribuindo sentido a um dado povo, a uma dada sociedade. A partir disso, construiu-se um mundo valorativo de ser preservado, o que conhecemos de patrimônio cultural. Assim posteriormente conseguiremos entender melhor o surgimento de povos e nações ao longo da história no mundo.


 
 
 

1 commentaire


fernando-reu
26 juin 2020

Excelente!

J'aime
Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Entrelinhas da História. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page